Saiba o que é Reiki e descubra os Benefícios de Cura que ele traz

Eu sempre tive uma certa afinidade com terapias alternativas e o Reiki é uma das que mais me identifiquei e que me trouxe grandes resultados físicos, espirituais e emocionais. Aplico o reiki para uma simples dor de cabeça, como já apliquei para insônia, falta de energia, stress ou até para apenas me manter em equilíbrio e em paz.

Quando me interesso por algo vou a fundo e com o Reiki não foi diferente. Procurei entender como ele funciona (e se ele funciona), se promove a cura efetivamente e busquei informações sobre todos os benefícios que ele pode trazer, e de fato me trouxe um grande auxilio na superação da ansiedade e síndrome do pânico.

É fato que muitas pessoas não procuram saber como o reiki funciona e acham que não precisam fazer a iniciação correta, acreditando que é somente começar a aplicar e pronto. E quando não obtém resultados com a técnica, passam a duvidar de seu poder de cura, ignorando todos os benefícios que ele pode proporcionar.

Ao longo deste artigo vou falar o que você precisa saber para começar a aplicar o reiki da maneira correta e como acontece a iniciação ou sintonização nos seus 3 níveis. Aproveite o conteúdo.

O que é Reiki e Como Ele Funciona

O Reiki é sem sombras de dúvidas uma técnica maravilhosa que traz equilíbrio e paz para nossas vidas.
O que é Reiki e como aplicá-lo de maneira correta? Entenda em detalhes como podemos usar a energia cósmica do universo através da imposição de mãos convertendo esta energia em nosso benefício.

Muitas pessoas não compreendem como é possível captarmos a energia do cosmos e transmiti-la para si mesmo e para outros seres vivos.

Entenda que o Reiki é uma terapia que consiste na canalização da energia universal (Rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio da energia vital de quem a recebe,  restaurando o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, mental, físico ou cura espiritual ); auxiliando assim na eliminação de doenças e promovendo a saúde.

O que é reiki

A palavra REIKI é de origem japonesa e resulta da união dos fonemas REI e KI.

REI significa a força cósmica; a energia universal essência energética cósmica que a tudo interpenetra.

KI é a energia da força vital, sem o KI não há vida.

Quando essas duas energias se encontram (a energia Cósmica Universal com a energia vital do indivíduo), forma-se o REIKI.

A aplicação do Reiki Terapia nada mais é do que a captação e a utilização da energia cósmica que traz de volta o estado pleno de saúde, harmonia e felicidade como um instrumento de transformação e realização.

A energia REIKI, ao ultrapassar o bloqueio do campo energético, cura elevando o nível vibracional do corpo, dissolvendo as barreiras formadas que se originaram de pensamentos e sentimentos negativos e prejudiciais, tendo um aumento infinito na qualidade de vida.

Uma sessão de reiki terapia é um milagre de abundância: O recebedor puxa a energia que necessita, o REIKIANO é o canal de ligação e o Cosmos doa infinitamente. Por isso, quem quantifica a energia a ser recebida é o receptor e não o canal.

Este é o significado inicial do que é o Reiki, mas para compreender mais profundamente sobre esta técnica é necessário muito estudo e aplicação, podendo assim ter a sua própria experiência desta maravilhosa ferramenta de cura espiritual, física e mental.

Os Benefícios do Reiki

beneficios do reiki

Algumas pessoas duvidam dos benefícios do Reiki e de seu poder de cura espiritual, física, emocional e mental por não terem conhecimento e por não praticarem, que é o mais importante para obter resultados.

Um dos benefícios do Reiki é a redução do estresse pelo fato da energia proporcionar relaxamento, fazendo com que o corpo adquira habilidades naturais de cura melhorando e mantendo a saúde .

Esta técnica de cura não é invasiva, trabalha com o Eu Superior do receptor para promover a saúde e o bem-estar de todo o corpo físico, emocional e psíquico. Por isso, é verdadeiramente um sistema para alcançar e promover a integridade da mente, do corpo e do espírito.

O Reiki trabalha com uma energia sutil em que a cura é realizada através da imposição de mãos sobre os chakras do corpo, permitindo o fluir da energia a partir de uma fonte ilimitada (Cosmos) para o paciente. É extremamente poderosa esta energia, mas suave que pode ser facilmente canalizado para si mesmo e para os outros apenas pela intenção.

Quando o fluxo de energia do nosso corpo é interrompido, enfraquecido ou bloqueado, problemas emocionais ou de saúde se manifestam. Isso pode ser causado por muitas situações que ocorrem em nossas vidas, tais como: trauma emocional ou físico, lesão, pensamentos e sentimentos negativos, incluindo medo, preocupação, dúvida, raiva, ansiedade, relacionamentos e estilo de vida destrutivos, desamor por si mesmo ou por outros e infinitas outras situações.

Uma prática de longo prazo de reiki irá restaurar o estado geral do corpo. Ele vai abrir os canais de energia e isso vai permitir ao corpo lidar corretamente e naturalmente com o estresse e acúmulo de toxinas e também com a ansiedade e a depressão.

O Reiki tem um efeito positivo sobre todas as formas de doenças e condições negativas. Isso inclui problemas menores, como dor de cabeça ou dores de estômago, picadas de abelha, resfriados, gripes, tensão e ansiedade, bem como doenças graves, como doenças cardíacas, câncer, leucemia, etc.

Os efeitos colaterais de tratamentos médicos regulares também foram reduzidos ou eliminados. Isto inclui os efeitos negativos da quimioterapia, dor pós-operatória e depressão, bem como a melhoria da taxa de cura e redução do tempo necessário de internação.

Podemos dizer que são muitos, por que não dizer, inúmeros os benefícios do reiki terapia e o que mostrei aqui ou melhor procurei trazer ao leitor é somente e tão somente a ponta de um imenso iceberg.

O que é preciso para começar a aplicação do Reiki? Logo mais abaixo vou falar sobre isso.

Como é Feita a Iniciação ou Sintonização no Reiki

sintonização iniciação no reiki

Já vi pessoas que por não sentirem os benefícios desta energia maravilhosa vindos do Reiki querem desfazer a iniciação, provavelmente não receberam a iniciação correta. Todas as pessoas que fizeram a sintonização corretamente serão sempre reikianos não podendo ser desfeito,  vou explicar o porquê.

No processo de iniciação do novo Reikiano, o indivíduo torna-se um canal para que a energia cósmica flua. Essa energia é uma energia inteligente, fluindo para onde é necessário, quer seja no local, momento ou até mesmo a distância, no passado ou no futuro.

O Reiki se utiliza da energia cósmica que é abundante no Universo. Após a iniciação, essa energia passa a ser captada e os Chakras do corpo passam a ser dinamizados.

Imediatamente após a iniciação, o Reikiano passa a ser um canal de energia cósmica ficando apto a aplicá-la e direcioná-la através das mãos, diluindo bloqueios energéticos e produzindo a cura.

A iniciação ou sintonização ocorre em 3 Níveis como veremos a seguir:

Reiki Nível 1 – O despertar (Shoden)

reiki nível 1 o despertar shodenO primeiro nível é conhecido como físico, pois a transmissão da energia é produzida pelo contato através das mãos do terapeuta para o paciente. O reikiano passa por um processo de limpeza que dura vinte e um dias.

O que é aprendido no Reiki Nível 1 ?

Qualquer pessoa pode aprender o Reiki Nível 1, não havendo uma condição pré-determinada para receber os ensinamentos. Basicamente o que é aprendido é uma visão holística do universo, da natureza e corpo humano e as posições de aplicação.

Ao serem sintonizadas, as pessoas tornam-se capacitadas a canalizar a energia vital cósmica através das mãos, colocando-as sobre elas mesmas, nos animais e nas plantas.

Este nível é caracterizado pela purificação física, onde os canais de energia são desbloqueados e harmonizados. Este nível inclui os ensinamentos básicos como as posições para aplicação da energia a si próprio e a outros seres.

Não é necessário meditar, direcionar a mente, concentrar-se, fazer orações, acreditar, ter fé ou desejar curar, pois a energia circulará naturalmente.

No Reiki Nível 1  os canais ficarão abertos por toda a vida do reikiano, mesmo que  fique por longos períodos sem utilizar a energia. Não é necessário receber outra sintonia no mesmo nível.

Recomenda-se após a iniciação do reiki nível 1 a troca de energia entre reikianos. Esta troca trará mais segurança ao praticante que vivenciará também a experiência de receptor.

Comece consigo mesmo dia a dia e, posteriormente, quando sentir segurança, aplique em familiares e amigos. Essa prática não irá melhorar a qualidade da energia que fluirá de suas mãos, mas sim, enriquecerá sua bagagem de conhecimento com relação a tempos e posições que visam a alcançar os centros energéticos mais importantes (Chakras), meridianos e órgãos, em busca de uma harmonização completa.

No Reiki Nível 1 o praticante é sintonizado com o primeiro símbolo sagrado. O tempo de um tratamento completo leva em torno de 60 a 90 minutos.

Reiki Nível 2 – A Transformação (Okuden)

reiki nível 2 a transformação okudenO Reiki Nível 2 é o nível mental, onde será trabalhado problemas mentais e emocionais, como os pensamentos obsessivos, as fobias, o  inconsciente, desestruturação, vícios, entre outros distúrbios de ordem mental e emocional.

O Reiki nível 2 vai além do tratamento apenas do corpo, passa-se a tratar o nosso sistema mental e emocional, que adquirimos de nossas vivências do passado e  presente até as tendências dos caminhos que percorreremos em nosso futuro. Neste nível acontece a  sintonização com dois símbolos sagrados.

No processo de sintonização no reiki nível 2 obtêm-se um salto  vibratório  duas vezes maior que o experimentado no reiki nível 1. Os simbolos deste nível podem ser usados também para enviar energia à distância, ao passado e também ao futuro.

No segundo nível precisa de muito menos tempo de aplicação que o primeiro nível, de 15 a 20 minutos. No segundo nível temos de compreender o tempo e o espaço (distância), pois ao trabalharmos com os símbolos a energia atua em uma outra dimensão onde ocorre o “continuum” de tempo/espaço.

O que é aprendido no Reiki Nível 2 ? No nível 2 aprende-se a desenhar os simbolos do reiki sagrados que potencializam a energia, permitindo aplicar a técnica  à distância, enviando para pessoas de outras localidades, cidades,estados ou países.

Com o uso contínuo da energia e dos símbolos nosso potencial e nossa percepção é expandida e amplificada  e os nossos corpos emocional e mental entram em harmonia e equilíbrio. Nos conectamos com maior intensidade com o Deus de nossa crença e com a natureza.

Conforme nos dedicamos na prática, passamos a compreender melhor o que acontece à nossa volta, percebemos mais intensamente quaisquer mudanças, desde a energia do ambiente até  emoções e pensamentos conflitantes que se aproximam. Desta forma estaremos atentos e preparados para transformá-los.

Reiki Nível 3 – A Realização (Shinpiden) e Mestrado (Gokuikaiden Shihan)

Reiki Nível 3 – A Realização (Shinpiden) e Mestrado (Gokuikaiden Shihan)

O Reiki Nível 3 é divido em duas partes: Reiki Nível 3A e Reiki Nível 3-B.

Reiki Nível 3-A

Também conhecido como o grau do mestre interior ou consciência. É apresentado à pessoa o símbolo do mestrado e o capacita a realizar na vida os desejos e sonhos. Este nível ainda não qualifica a pessoa a ensinar o Reiki: sua utilização fica limitada ao uso pessoal.

A iniciação ao reiki nível 3 A é sentida internamente ao darmos esse novo passo em nossa jornada. O terceiro nível requer extremo cuidado, sendo que o volume de energia envolvido no processo de cura é enorme, e é importante atentar para uma alimentação saudável e exercícios de desenvolvimento pessoal.

No reiki nível 3 A recebemos um símbolo sagrado que  amplifica e intensifica os efeitos dos símbolos recebidos nos níveis anteriores ( nível 1 e  nível 2), fazendo com que o praticante seja capaz de harmonizar e curar um grande número de pessoas, uma multidão, estados e até países. Podemos ser agentes da regeneração planetária.

A prática do reiki nível 3  possibilita a pessoa a encontrar sua verdade mais real, a tocar seu próprio karma, o aprendizado consciente e constante, que nos revela que possuímos um poder ilimitado, e nos permite exercer esse poder e realizar tudo o que nos remete à eternidade.

Reiki Nível 3-B

O Reiki nível 3-B é o de mestre de Reiki, também chamado de espiritual ou de professor.

A pessoa sintonizada como mestre de Reiki pode iniciar novos reikianos. Isso não quer dizer que todos os iniciados no nível 3-B são obrigados a ensinar, essas pessoas decidem fazer tal escolha para adquirir crescimento interior. Este é um aprendizado bem mais extenso que os anteriores.

É fundamental ao novo professor considerar e respeitar o trabalho realizado por todos os mestres que o antecederam.

No momento da ativação, todos os mestres de Reiki são iguais, a variação ocorre na capacidade didática de passar os conhecimentos teóricos que se fazem necessários.

Ter recebido a iniciação do mestrado não garante que o novo professor esteja pessoalmente orientado. O professor deve aprender a não dar opiniões nos cursos no que diz respeito às crenças pessoais, religiosas, políticas, ideológicas, filosóficas ou espirituais dos alunos, porque o Reiki harmoniza-se perfeitamente com todas estas questões, tornando-as, inclusive, mais claras e fortes em muitos casos.

Os alunos são absolutamente livres e não tem nenhum grau de dependência com relação ao mestre, ou à instituição a que possam pertencer.

O mestre, ao receber a iniciação ao mestrado, assume o compromisso de transmitir a energia de forma como vem sendo feito desde o redescobrimento; é comum dar assistência a todo praticante independente do mestre com quem tenha estudado.

O Reiki Funciona Mesmo? Veja Alguns Depoimentos de Cura e Eficácia do Reiki

É inegável a eficácia do Reiki, mas ao mesmo tempo é impossível saber do seu poder de cura e se ele funciona ou não sem experimentá-lo e praticá-lo.

Depoimentos de pessoas reais para comprovar que esta energia é eficaz e que definitivamente funciona.:)

Há centenas de depoimentos na internet, separei apenas esses como exemplo e demonstração.

Procurei passar de maneira sucinta alguns pontos importantes sobre o Reiki, o seu funcionamento, os benefícios que ele traz e como é feita a iniciação. O tema é muito extenso, caso seja de seu interesse em se aprofundar mais e em ser um reikiano sugiro que procure por cursos de reiki que abordarão de forma mais detalhada sobre o assunto, onde terá a devida iniciação e aprendizagem sobre como aplicar o reiki nos principais pontos do corpo e assim obter uma vida mais saudável e plena.

Espero que este artigo tenha sido útil, deixe um comentário para que eu saber que posso publicar mais artigos como esse.

4 ideias sobre “Saiba o que é Reiki e descubra os Benefícios de Cura que ele traz

  1. Vania Magalhaes

    Nossa, estou encantada!!! Explicação perfeita, de forma clara e bastante motivadora. Agora tenho ainda mais certeza q necessito do Reiki para mim, para vários membros da minha família, sinto q estamos com nossos chackras quase todos bloqueados. Gostaria tb de aprender para aplicar em pessoas doentes e necessitadas. Estou disposta a chegar ao Nivel 3-B do Reiki para ministrá-lo e vir a dar aulas e palestras. Vou chegar lá, PARABÉNS!!! Faltava uma explicação como essa para eu tomar essa iniciativa!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.