7 Chakras do Corpo (Chacras) – Entenda como fazer para equilibrá-los

Devido a fatores de estresse da vida diária, ocorrem na maioria das pessoas desequilíbrios da mente e do corpo. Estes, muitas vezes aparecem como sintomas físicos ou psíquicos, que se correlacionam diretamente com os centros de energia, ou seja, com os chakras do corpo. Você sabe o que são chakras e como equilibrá-los?

A palavra chacras / chakras significa roda. Os chakras são os pontos onde se encontram e fundem as nadis, ou meridianos, (que são canais condutores da energia no organismo). Estas nadis unem-se em vários pontos que rodam no sentido dextrógiro (que provoca rotação para a direita – no sentido dos ponteiros do relógio.)

Várias terapias, como o Reiki, se utilizam dos chakras como base para tratamento de males que atingem desde o corpo físico até o espiritual. Através das mãos é possível ativar estes pontos de energia, buscando a harmonização física, mental, espiritual e emocional.

Para entender sobre o Reiki e sobre as posições das mãos usadas,  temos que ter algum conhecimento dos chakras. Os chakras estão conectados aos órgãos físicos do nosso corpo e as diferentes camadas na aura.

O Reiki ajuda as pessoas a se reconectarem a si mesmos, porque a melhor maneira de tratar doenças físicas (que não são causados por trauma físico) é através da cura dos centros vitais – os chacras – e os nossos padrões e histórias em torno deles.

Isto é devido ao fato de que a saúde do nosso corpo físico é um reflexo da saúde do nosso corpo energético. Por isso que é vital cultivarmos um sistema de chakras saudável.

Por exemplo, quando as pessoas apresentam uma dor física – digestivo, no pescoço ou uma dor no peito – e não é o resultado de uma lesão, muitas vezes existe um bloqueio emocional. Uma das maneiras mais eficazes para eliminar bloqueios e equilibrar os chakras é através da prática poderosa de Reiki.

Você já se perguntou quais as doenças físicas que correspondem diretamente cada chakra?

A seguir mostrarei a composição de cada chakra e como identificar os desequilíbrios que podem manifestar-se em níveis emocionais, espirituais e físicas:

Os 7 Chakras do Corpo

São 7 os principais chakras do corpo trabalhados pelo Reiki  e estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça, como mostra a figura abaixo:

7 chacras ou chakras do corpo

7 chacras ou chakras do corpo

1º) Chakra (ou Chacra) Básico

O chakra básico situa-se na base da coluna vertebral, aberto para baixo.

FUNÇÕES: liga o ser humano com o planeta Terra, com o mundo material e físico. Energia física (disposição).

DISFUNÇÕES: Raiva, impaciência, apego, materialismo, culpa, vergonha, vícios, violência, morte, dor, anemia, excesso de peso, pressão baixa, fadiga, pouca tonicidade muscular, problemas de circulação, desequilíbrio na temperatura do corpo, leucemia e tensão nervosa. Também pode haver dor lombar crônica, dor ciática, doenças relacionadas ao sistema imunológico, varizes, constipação, diarreia,  impotência e retenção de água.

GLÂNDULA: Supra-renais.

ÓRGÃOS: Rins, coluna vertebral, ossos, dentes, intestino grosso, ânus, reto, próstata, virilha, quadris, pernas, joelhos, panturrilhas, tornozelos e pés.

Quando este chakra está desequilibrado, há temores em torno da sobrevivência, preocupações financeiras e familiar. Bloqueios nesta área muitas vezes acontece na sequência de acontecimentos traumáticos, problemas familiares, e grandes mudanças na vida.

 

2º) Chakra (ou Chacra) Sacro ou Umbilical

O chakra sacro ou umbilical situa-se a dois dedos abaixo do umbigo, aberto para frente e para as costas.

FUNÇÕES: reprodução e propagação da espécie, sexualidade.

DISFUNÇÕES: Controle, desvio da sexualidade, rejeição, solidão, ressentimentos, vingança, ciúme, depressão, inveja.espasmos musculares, cãibras, cólicas, desordens menstruais e desequilíbrios hormonais.

GLÂNDULAS: Gônadas, glândulas sexuais masculinas e femininas (testículos e ovários).

ÓRGÃOS: Sistema reprodutor, bexiga, quadris, pernas, pés, nervo ciático

É o chakra que lida com o sexo, poder, dinheiro, sexo, emoções, criatividade e procriação. Este chakra também está ligado à forma como expressamos nossa criatividade. O abuso sexual ou trauma pode criar um bloqueio de energia neste chakra. O Reiki pode ajudar a trazer essas emoções profundamente reprimidas à superfície (especialmente a raiva) e permite finalmente, cicatrizar as feridas completamente.

 

3º) Chakra (ou Chacra) PLEXO SOLAR

O chakra plexo solar situa-se na boca do estômago, aberto para frente e para as costas.

FUNÇÕES: Personalidade, vitalidade, ação e vontade, paz e harmonia, auto-estima, proteção contra vibrações negativas, contra sentimentos de inferioridade.

DISFUNÇÕES: Ansiedade, preocupação, disfunção hepática ou renal, indecisão, preconceito, negligência, mentira, fadiga, desconfiança, úlceras estomacais, anorexia ou bulimia diabetes, indigestão. Emocionalmente, podemos ter medo de entrar em contato com o nosso poder, questões em torno da auto-confiança, auto-estima, as pessoas se sentem facilmente intimidadas, fracas, fechadas, deprimidas.

GLÂNDULA: Pâncreas.

ÓRGÃOS: Baço, estômago, fígado, vesícula, intestino delgado, parte inferior das costas, sistema nervoso vegetativo.

O Chakra do Plexo Solar é o nosso centro de poder, e onde estamos conectados com a nossa auto-estima e auto-proteção.

 

4º) Chakra (ou Chacra) Cardíaco

O chakra cardíaco situa-se no centro do peito, aberto para a frente e para as costas.

FUNÇÕES: Amor Incondicional, sistema imunológico, união

DISFUNÇÕES: Desilusão, síndrome do pânico, pressão alta, depressão, palpitações, pânico, alergias, transição, rubor, colesterol alto, acidose, incapacidade de amar, câncer de pulmão, problemas cardíacos (como insuficiência cardíaca congestiva ou ataques cardíacos), asma, câncer de mama, ou pneumonia brônquica. Emocionalmente, podemos nos sentir solitário, desconectado de nós mesmos e os outros, ressentido, deprimido (devido à falta de esperança), o luto, a desconfiança no amor, e falta de compaixão.

GLÂNDULA: Timo.

ÓRGÃOS: Coração, arritmia cardíaca, sistema circulatório, brônquios e aparelho respiratório, parte superior das costas, nervo vago, sangue, pele.

Chakra Cardíaco é a forma como entramos em contato com nosso Eu Superior, auto-amor, o amor divino, e Consciência.

 

5º) Chakra (ou Chacra) Laríngeo

O chakra laríngeo situa-se no meio da garganta, aberto para frente e para as costas.

FUNÇÕES: Comunicação, criatividade, iniciativa, independência.

DISFUNÇÕES: Fracasso, apatia, desespero, limitação, medo, insegurança, auto-reprovação, submissão, susceptibilidade a infecções virais e bacterianas, resfriados, amigdalites, faringites, dores musculares e de cabeça (nuca), problemas dentários, endurecimento dos maxilares (bruxismo), congestão linfática, herpes e medo de fracasso na vida social, problemas de tireóide, dor de garganta, glândulas inchadas, e escoliose. Emocionalmente, temos medo do silêncio, medo de ser julgado e rejeitado, e os desequilíbrios neste chakra também pode ser conectado ao vício.

GLÂNDULA: Tireóide.

ÓRGÃOS: Garganta, amígdalas, laringe, cordas vocais, esôfago.

O Chakra Laríngeo nos ajuda a falar a nossa verdade. Ele lida com as questões de criatividade, comunicação, e a vontade de viver.

 

6º) Chakra (ou Chacra) Frontal

O chakra frontal situa-se entre as sobrancelhas, aberto para frente e para as costas.

FUNÇÕES: Intuição, percepção extra sensorial, paranormalidade,  raciocínio lógico.

DISFUNÇÕES: Ganância, alienação, tirania, arrogância, rigidez, cegueira, glaucoma, catarata, rinite, falta de raciocínio lógico, vícios de drogas, álcool e outras compulsões. Quando este chakra está desequilibrado, isso pode fisicamente manifestar como problemas cerebrais, tais como acidente vascular cerebral, tumor cerebral / hemorragia, distúrbios neurológicos e convulsões.

GLÂNDULA: Pituitária.

ÓRGÃOS: Sistema nervoso central, ouvido, nariz, olhos.

O Chakra Frontal (ou Terceiro Olho) nos ajuda a ver o que não é físico. Isto é onde reside a nossa intuição, bem como a clarividência e percepção psíquica.

 

7ª) Chakra (ou Chacra) Coronário

O chakra coronário situa-se no topo da cabeça, aberto para cima.

FUNÇÕES: Ligação com energias superiores, plenitude.

DISFUNÇÕES: Neuroses, irracionalidade, desorientação, fobias, histeria, obsessão, insônia, enxaqueca, disfunções sensoriais, neurose, histeria, possessão, obsessão e materialismo. Quando este chakra está desequilibrado, isso se manifesta fisicamente como depressão, ou exaustão crônica que não está ligada a distúrbios físicos. Emocionalmente, não somos capazes de deixar a ansiedade e o medo e há uma falta de confiança em Deus ou na vida.

GLÂNDULA: Pineal.

ÓRGÃOS: Cérebro

Este chakra do corpo é a nossa conexão com o universo, nossa espiritualidade e nossa confiança na vida. Este é o chakra do qual recebemos orientação divina / Deus / Poder Superior.

Significados das Cores dos Chakras

cores dos chakras

cores dos chakras

Uma viagem através das sete cores dos chakras é essencialmente uma viagem através do arco-íris.

Cada um dos 7 chakras do corpo tem uma cor correspondente às cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

A cor de um chakra indica o seu estado físico, emocional e espiritual atual.

Todos nós reconhecemos a conexão entre a cor e emoção.  Há até mesmo um ramo da psicologia, chamado de “psicologia da cor”, que trata especificamente com as cores e seu impacto emocional.

Há muito o que aprender sobre si mesmo, aprendendo sobre a cor.

As cores são como um espelho de suas emoções. Qual é a sua cor favorita? Você usa certas cores do espectro com mais frequência? Você evita determinadas cores? O que você sente em seu corpo quando você vê a cor vermelha? Ou cor azul?

A cor é uma linguagem universal – é simples e ainda muito profunda.

Como isso se relaciona com os 7 chakras?

Cada um dos seus chakras vibra em uma freqüência particular e responde a diferentes vibrações. Dentro destas frequências, cada cor contém informações em vários níveis diferentes: físicas, mentais, emocionais e espirituais. Estas informações podem ser usadas para o equilíbrio dos chakras do corpo.

Não há nenhuma cor única que tem mais valor do que a outra. A cor é simplesmente o que é – um aspecto do espectro de luz visível com a sua frequência particular.

Irei agora explorar as sete cores do chakra e sobre os dons e desafios de cada uma.

Significado da Cor Vermelha (Chacra Básico)

O vermelho é o mais lento de todos, no entanto, é a cor mais estimulante.

Ele puxa a retina para frente para que toda a nossa energia e atenção esteja voltada para fora.

É por isso que se usa a cor vermelha para os semáforos e sinais de parada. A cor do chakra básico comanda a atenção. É sinal de perigo para nós. Agimos imediatamente.

Vermelho é a cor da força da vida. É a cor do sangue e a primeira cor que entramos em contato quando nascemos.

Vermelho significa energia, é nossa conexão com a Terra e carrega a promessa de sobrevivência.

Significado da Cor Laranja (Chacra Sacral ou Umbilical)

Laranja – a cor é composta de vermelho e amarelo em partes iguais e é uma cor de vitalidade e força.

Assim como o chakra sacral está localizado na região pélvica, o laranja é a área de nossos sentimentos e sabedoria. Este é onde encontramos a felicidade.

A energia laranja é muito sensual. Viver uma vida guiada pela cor laranja transforma até mesmo as mais banais experiências diárias em experiências prazerosas.

A cor laranja também está associada com o carinho gentil e positivo de nós mesmos que nos move em nosso caminho de crescimento e desenvolvimento.

Significado da Cor Amarela (Chacra Plexo Solar)

Amarelo é a cor da luz do sol e é o âmago do seu ser. É no plexo solar, onde o “eu” brilha, onde você sente a força, vontade e poder pessoal.

A energia do amarelo é vibrante, otimista e cheio de energia. É a cor da juventude, novos começos, nascimento e renascimento. Ao mesmo tempo, o amarelo é sábio e experiente.

O amarelo conecta você com o conhecimento e seu intelecto. As pessoas que são atraídas pelo amarelo são atraídos para atividades intelectuais.

Significado da Cor Verde (Chacra Cardíaco)

O verde é a cor do amor. É bem no centro do seu ser. O centro do coração.

O verde é a energia do amor e da transformação. Ele permite que você transforme o seu ego e as necessidades de seus chakras inferiores e permite se abrir para o amor.

É no centro do coração, onde as energias dos chakras inferiores (uma vez que as necessidades sejam satisfeitas) podem ser transformadas e integradas em um aspecto mais espiritual de si mesmo.

O verde é a cor do crescimento, da vida e do equilíbrio.Através do equilíbrio deste centro você pode amar, formar relacionamentos saudáveis e nutritivos, dar e receber amor.

A energia verde é calmante e relaxante. É a cor da natureza, da grama, e  das árvores.

Significado da Cor Azul (Chacra Laríngeo)

A cor azul se conecta com o Divino e é associada com o Céu. A energia azul é pura, calmante e de cura. Pacífica. Serena. Tranquila. Esse é o poder da cor do chakra laríngeo.

Na filosofia budista, o azul é a cor da mente pura – a mente que é organizada pelo pensamento. Em silêncio, você pode encontrar a mente pura.

A energia azul é uma energia que guia, permitindo-lhe encontrar um sentido de fé e confiança. O azul move sua atenção para as vibrações sutis que se movem através de toda a vida.

Significado da Cor Índigo (Chacra Frontal)

É uma cor de sabedoria e de profundo conhecimento interior. O índigo abre a porta para o Divino e é a cor que associamos com a noite. É durante a noite, quando os nossos sentidos tornam-se mais refinados e uma parte diferente de nós desperta.

A cor índigo traz clareza para os sentidos – ver, ouvir e sentir. Ele também está ligado ao seu sexto sentido – seu terceiro olho.

É uma ponte entre o céu e a terra, entre os hemisférios esquerdo e direito e também entre a vida e a morte.

O índigo é uma uma energia de mudança profunda. Ele permite que você transforme as energias inferiores dos chakras em vibrações espirituais mais elevados. Porém devemos ser cautelosos,  porque podemos nos tornar desconectado com a vida na Terra, com a família e amigos.

Ilusões são quebrados e sonhos são integrados. Experimentamos a integridade, o senso de tranquilidade e o conhecimento interior – sabedoria.

Significado da Cor Violeta (Chacra Coronário)

Violeta é a cor da nossa conexão com a energia do céu. Violeta é a cor da espiritualidade, do senso interior de plenitude. Essa cor traz uma sensação de término, conclusão de um processo, uma promessa de algo novo, iluminação, renascimento.

A cor violeta é de limpeza e purificação. É a cor da magia, do ritual, da limpeza, da purificação, do mistério e do misticismo.

É uma cor que nos permite vislumbrar outras realidades, além de nossa realidade física e material da existência terrena. É pura energia cósmica.

A violeta é uma cor de reconciliação. De união das polaridades – do sexo masculino e feminino, do dia e noite, do quente e frio, do céu e a terra, do cérebro direito e esquerdo.

Neste estado de equilíbrio, sentimos a conexão com outros seres, com o céu, com a terra, com todo o Universo.

Os Chakras do Corpo Existem?

Onde são encontrados os chakras? Eles existem dentro de todos nós. Da mesma forma que temos um corpo físico, também temos um corpo sutil. Os nossos chakras são partes de uma grande rede de energias sutis.

Hoje sabemos que as células vivas dos seres humanos, animais e plantas libertam energias invisíveis, uma espécie de luz (aura) que podem ser vistos através de fotos Kirlian.

Estes sete símbolos do chakra são vitais para a nossa saúde. Sentimentos negativos dificultam a rotação desses chakras, resultando em doenças e enfermidades. Um chakra é uma energia vital que reside em nossos corpos, portanto existentes em cada um de nós.

E você, como faz para alinhar e equilibrar os chacras? Deixe o seu comentário.